Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a terceira edição do Festival Paradesportivo segue com uma programação recheada de atividades esportivas inclusivas. Nesta terça-feira, 13, o Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos foi palco de uma animada disputa de futsal adaptado, reunindo 43 atletas com deficiência (PCD) de quatro instituições diferentes.
A supervisora de Gabinete e secretária interina de Esporte e Lazer da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Leila Machado, enfatizou o caráter inclusivo do Festival .”É gratificante demais poder fazer parte dessa história tão linda que escreve linhas de uma sociedade mais justa e inclusiva, capaz de promover benefícios para todos”.
Já o supervisor de Fomento a Eventos Esportivos, Denis de Souza, enfatiza o clima de celebração nos jogos de hoje.”O quarto dia do Festival Paradesportivo foi comemorado com a participação de pessoas com e sem deficiência no futsal. Tivemos a presença de muitos alunos, e foi muito contagiante vê-los contentes, alegres e participativos nessa real e efetiva integração entre as pessoas”.
O evento é uma iniciativa da PJF, em parceria com a Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid/UFJF), a academia Fibratech e o Shopping Jardim Norte.
A programação teve início no dia 8, com jogos de Polybat no Shopping Jardim Norte. No dia seguinte, o local também recebeu partidas de Bocha Paralímpica. Já no dia 12, foi a vez das provas de atletismo, realizadas na Feafid/UFJF. O encerramento do festival está marcado para esta quarta-feira, 14, das 13h30 às 16h, com competições de Natação Paralímpica na academia Fibratech.
Com foco na valorização da diversidade e na promoção da inclusão social, o Festival Paradesportivo reafirma o compromisso da PJF com a construção de uma cidade mais igualitária, tornando-se referência em políticas públicas para pessoas com deficiência.