Alunos e funcionários da Escola Normal aguardam reparos no telhado da instituição

Há nove meses, estudantes, professores e funcionários do Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora, conhecido como Escola Normal, sofrem com os danos causados por uma forte chuva ocorrida em maio de 2017.

“No dia 6 de maio do ano ado, houve uma chuva muito forte de granizo na cidade. O telhado de policarbonato, um material leve, foi bastante danificado e ele já não estava muito legal. Eu não sou engenheiro, mas acredito que também tenha afetado a estrutura”, relatou o diretor da instituição, Leonardo Ferreira da Silva.

A demora no conserto do telhado levou André Duraes a tirar a filha, que cursa o 8º ano, da escola. Ela estudava na instituição há três anos. Nesta semana, o pai esteve no Instituto e gravou um vídeo onde mostra a situação do telhado. “Vai fazer um ano que o telhado quebrou. O prédio anexo fica alagado e a escada, onde eu filmei, estava embaixo de chuva”, disse Duraes. “Eu filmei e coloquei nas redes sociais para que as pessoas tomassem ciência do caso e ajudem a fazer algo”, completou.

Segundo Duraes, o descaso foi o que motivou a retirada da filha da instituição. Nas imagens gravadas por ele, em uma dia chuvoso, vemos alunos subindo a escada, que dá o ao terceiro andar, com sombrinhas abertas devido às chuvas. Além disso, os corredores também estavam molhados por conta dos buracos no telhado.

 

PROCURA POR AJUDA

Na semana seguinte à chuva de granizo, que ocorreu em um sábado, o diretor do Instituto foi à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Juiz de Fora para relatar o caso. “Me preocupou bastante, porque o telhado, além de cobrir as salas do prédio anexo, também cobre o pátio, o que aumenta o risco de um acidente”, disse.

Para ter conhecimento melhor da situação, Ferreira acionou a Defesa Civil. “Me entregaram um laudo que constatava que era uma situação de risco. Retornei à Superintendência e entreguei o relatório e fotos do telhado. Me informaram que, como era algo emergencial, não seria necessário realizar uma licitação e me pediram para procurar o menor preço, já que teria que ser feito [a troca do telhado] por empresa especializada”, afirmou o diretor.

Ele conferiu o valor com cinco empresa e encontrou uma de menor valor. “Entreguei o orçamento com valor mais baixo, R$54.500, a Superintendência e estamos aguardando até hoje. Através de e-mails, eles me dizem que estão corroborando com a gente, porém Belo Horizonte informou que não tem verba para enviar”, ressaltou Ferreira.

Enquanto aguardam a liberação de verba, os frequentadores da instituição precisam tomar cuidado nos dias de chuva. “A vice-diretora e eu já escorregamos devido ao piso molhado. Na semana ada, uma funcionária que estava limpando o pátio escorregou e foi parar no hospital porque machucou as costas”, falou o diretor do Instituto.

 

ESCLARECIMENTOS

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) informou que a equipe de rede física da Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Juiz de Fora, responsável pela coordenação da escola, está acompanhando a situação junto à direção da instituição para que os problemas sejam solucionados o mais breve possível.

“Ressaltamos que existe um termo de compromisso, no valor de R$56 mil, para reparos e reforma de parte do telhado da unidade. O processo licitatório já foi realizado e o obra terá início após a disponibilização do recurso financeiro”, disse no comunicado.

Em relação ao projeto arquitetônico de reforma total do prédio, que é tombado pelo patrimônio, a Secretaria disse que está em fase de elaboração pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER-MG). “Somente após a conclusão dessa etapa será possível programar a licitação da empresa que será responsável pela obra e prever o custo total da mesma”, finalizou.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.
    Entrar
    Bem vindo! Entre na sua conta.


    Loading...

    Cadastre-se
    Registrar uma nova conta.

    Para se tornar um membro, realize uma compra em nossa loja digital.