Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), nesta quarta-feira, 14, Juiz de Fora celebra o encerramento do 3º Festival Paradesportivo, promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A cerimônia final ocorreu na parte da tarde, na academia Fibratech, com as emocionantes provas de natação paralímpica, abrangendo distâncias de 25 a 100 metros nos estilos livre, costas, peito, borboleta e pernada livre, para 38 atletas masculinos e femininos.
O evento, que teve início no último dia 8, contou com a participação de 242 atletas em cinco modalidades: polybat, bocha paralímpica, atletismo, futsal adaptado e natação paralímpica. As competições ocorreram em diversos locais da cidade, incluindo o Shopping Jardim Norte, a Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (Faefid/UFJF) e o Ginásio Municipal Jornalista Antônio Marcos.
A secretária interina de Esporte e Lazer, Leila Machado, destacou a importância do festival como ferramenta de inclusão social: “É extremamente gratificante fazer parte dessa história tão bonita, que contribui para uma sociedade mais justa e inclusiva, promovendo benefícios para todos”.
O supervisor de Fomento a Eventos Esportivos, Denis de Souza, fez um balanço sobre o Festival. “Encerramos o Festival Paradesportivo de 2025 com expressiva participação de várias instituições, parcerias concretizadas e aprendizagem profissional. É um compromisso da SEL promover para todos e todas espaços e oportunidades.”
O festival reforça o compromisso da PJF com políticas públicas voltadas para população com deficiência, consolidando a cidade como referência na promoção do paradesporto e na valorização da diversidade por meio do esporte.