Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou nesta segunda-feira, 5, a apresentação do projeto “Pessoas Idosas na Dança da Vida” no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CI). O projeto é uma parceria entre o Procon e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e será composto por apresentações do espetáculo “Dança da vida” e palestras em espaços dedicados ao atendimento das pessoas idosas no município.
Durante o evento, foi apresentado o curta-metragem “Qual Queijo Você Quer?” que retrata de forma bem-humorada os arrependimentos vividos por um casal de idosos. Também foi feita uma breve apresentação de parte da peça teatral “Dança da vida”, que está prevista para ser lançada em outubro deste ano.
Segundo o Censo de 2022, Juiz de Fora tem na população idosa o segmento mais numeroso da cidade: dos 540.756 habitantes do município, 109.336 (20% do total) possuem acima de 60 anos. Para Gisele Zaquini, Gerente do Departamento de Estudos, Pesquisas e Projetos do Procon, isso representa um desafio para a istração pública, no que se refere à criação de políticas públicas que atinjam aquele público. “O projeto Pessoas idosas na dança da vida pretende atenuar as desigualdades, a solidão, os preconceitos e estigmas relativos ao envelhecimento”, complementa.