Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), dando continuidade à “Oficina Estratégia Alimenta Cidades”, nesta quinta-feira (24), representantes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) do Governo Federal, acompanhados da Secretária de Agricultura, Pecuária e Segurança Alimentar (SEAPA), Fabiola Paulino da Silva e da equipe da pasta, visitaram oito equipamentos de segurança alimentar de Juiz de Fora.
A visita teve início na Feira da Agricultura Familiar realizada no Parque Halfeld, em seguida, o grupo esteve na Feira Livre do Bairro Manoel Honório. Os dois locais evidenciam a diversidade de produção de alimentos do município e a tradição desses espaços de comercialização. Na sequência, os representantes acompanharam a produção de marmitas do Instituto Fênix, criado há quatro anos, o projeto distribui 150 refeições diárias para as pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“Com a ajuda da Prefeitura e do projeto Cozinhas Solidárias do Governo Federal, nosso projeto está avançando e, em breve, será registrado oficialmente como uma cozinha solidária e assim poderemos captar recursos. Nosso trabalho é feito integralmente por meio de doações e voluntariado e precisa ser reconhecido”, destacou Vanessa Farnezi, coordenadora do Instituto Fênix.
Os visitantes seguiram para o Restaurante Popular do Centro “Yeda Duarte Gomes”, onde conheceram a cozinha, o estoque e o pleno funcionamento do equipamento que fornece cerca de 1.000 refeições ao dia. O Mercado Municipal, recém-inaugurado, também esteve na rota. Com mais de 60 espaços de comercialização, o espaço conta uma diversidade de produtos, e é referência como área gastronômica, cultural e turística.
No período da tarde, os participantes visitaram a Escola Municipal Arllete Bastos de Magalhães no bairro Parque Independência e a Creche Herman Gmeiner, no Grama. Nos dois locais, conversaram com diretoras e coordenadoras sobre a alimentação nas instituições de ensino e assistiram de perto a dinâmica de da merenda escolar.
Para encerrar a rota, os representantes foram à propriedade do agricultor Carlos Roberto Valle Bastos, que produz hortaliças e legumes que são entregues às escolas, creches e Restaurante Popular pelos programas de aquisição de alimentos da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e do Governo Federal. “Estamos muito felizes em recebê-los aqui e mostrar nossa produção que é feita sem veneno, com carinho e dedicação. Queremos sempre, avançar na produção de alimentos de forma coletiva e para isso precisamos muito da ajuda do poder público para nos incentivar, comprar nossos alimentos e captar recursos para projetos futuros”, ressaltou Bastos.
Os próximos os da Estratégia Alimenta Cidades é enviar um diagnóstico de Juiz de Fora ao poder público e, a partir dele, criar uma rota efetiva de implementação de ações e programas para avançar e aprimorar as políticas públicas de segurança alimentar da cidade.