Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a PJF promoveu nesta terça-feira, 11, a primeira oficina do ano do “RECICLE: Educação Ambiental”, no Parque da Lajinha. O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, a Secretaria de Educação, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
Durante o evento, foram apresentados os resultados do primeiro ciclo do projeto e o planejamento para as atividades deste ano. Além disso, foi feita uma dinâmica de interação entre os representantes das instituições de ensino que fazem parte do projeto. Em 2025, a iniciativa contempla 24 escolas da rede municipal de ensino. “Sabemos que as crianças são grandes vetores de informações, pois elas levam o que aprendem na escola para as suas casas”, ressalta a diretora geral do Demlurb, Franciane Pavão.
O RECICLE objetiva a criação de uma cidadania ecopolítica, a partir de reflexões sobre reciclagem, consumo consciente e sustentabilidade. A secretária de Meio Ambiente, Aline Junqueira, ressalta que o projeto proporciona uma aprendizagem significativa para a comunidade escolar, e também para as famílias. “É legal a gente ver a mudança de comportamento nas escolas porque é fundamental que o trabalho feito nas oficinas crie uma cultura de responsabilidade compartilhada”, diz.
As turmas do ensino fundamental são estimuladas a desenvolverem consciência ambiental, a fim de promover mudanças positivas para a construção de uma sociedade melhor. O coordenador do projeto, Samuel Castro, reitera o papel da educação ambiental na transformação do mundo em que vivemos. “Nós trabalhamos de forma assertiva, entendendo as particularidades de cada local, para obter resultados que possam subsidiar políticas públicas”, afirma. O projeto é viabilizado através de emendas parlamentares da vereadora Laiz Perrut.