Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a PJF, por meio da Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Urbano com Participação Popular (SEDUPP) e da Guarda Municipal, realizou a apreensão de 261 produtos que seriam comercializados de maneira irregular no Centro. A ação faz parte da operação Comércio Legal que visa coibir a venda de produtos sem procedência e garantir a segurança dos consumidores.
Foram apreendidos 62 frascos de perfume, 28 queijos, 33 óculos, 54 isqueiros, 78 peças de roupas e seis órios. Os produtos estavam sendo comercializados sem a devida licença da Prefeitura de Juiz de Fora e sem qualquer informação sobre a origem, como nota fiscal, ou composição dos itens. A prática representa um risco à saúde dos consumidores, especialmente no caso de perfumes e queijos, que podem conter substâncias nocivas à saúde.
A venda de alimentos sem refrigeração adequada ou rótulo com informações essenciais, como data de validade e procedência, podem provocar intoxicações e outros problemas de saúde. Além disso, a comercialização irregular de produtos como óculos pode colocar em risco a integridade física dos consumidores, podendo causar problemas de visão.